quarta-feira, 21 de junho de 2017

FACAS DE TESOURAS DE TOSQUIA


                                                TESOURAS DE TOSQUIA

Resultado de imagem para tesoura de tosquia antigas


Tesouras de tosquiar, esquilar, tosar ou outra denominação dada às tesouras utilizadas no corte da lã de ovelhas. Há mais de um século essas tesouras foram empregadas na tosquia de ovelhas no Rio Grande do Sul e pelo mundo a fora.
Por o nosso clima ser frio e de boas pastagens de campo nativo, o Rio Grande do Sul possui o maior rebanho de ovelhas do País e certamente também o maior acervo de tesouras de tosquiar.
Com o avanço das técnicas de trabalho e a evolução das ferramentas, antigas tesouras de tosquiar foram substituídas por máquinas com maior desempenho, e esquecidas nos velhos galpões das fazendas.
 
         DOS GALPÕES DAS ESTÂNCIAS PARA A CINTURA DOS GAÚCHOS
 
Já a muito tempo, de forma totalmente artesanal, essas antigas tesouras passaram a ser transformadas em belas facas, verdadeiras ferramentas de trabalho nas mãos dos homens da lida do campo.
As tesouras importadas, produzidas com aço carbono de alto teor, com ligas semelhantes às encontradas nas facas Inglesas e Alemãs da época, despertaram o interesse dos ferreiros e artesãos cuteleiros da zona da campanha no interior do Estado, profissionais qualificados que passaram a transformá-las em facas de excelente qualidade.
 
DESTAQUE ESPECIAL NA CUTELARIA GAÚCHA
A transformação das tesouras de tosquiar em facas, é tarefa trabalhosa e requer profundos conhecimentos na arte da Cutelaria Artesanal.
Algumas características no seu formato original se destacam por exemplo: a tesoura tem curvatura no sentido da ponta e do dorso para o fio e não apresenta toda a dureza que a composição este aço pode oferecer, por desnecessário para o uso das tesouras no oficio da tosquia.
Na transformação da tesoura para a faca, alguns procedimentos são executados para que se obtenha o produto final, a tão desejada faca de tesoura de Tosquia:
  1. Destemperadas
  2. Batidas
  3. Recortadas
  4. Formatadas
  5. Retemperadas
  6. Polidas
  7. Encabadas
  8. Afiadas
 
Os antigos métodos de tempera foram substituídos por tratamento térmico em modernos fornos permitem que o aço das tesouras Inglesas e Alemãs atinjam de 57 a 59 HRC (medida de dureza), possibilitando que esta transformação seja ainda mais satisfatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário