quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

PROPIEDADES MEDICINAIS DO CHIMARRÃO


 

                                                     Chimarrão e sua Espuma

 

         
                             
  Erva Mate (Ilex paraguariensis), originário da região subtropical da América do Sul.
 Os indígenas da nação Guarani tinham o hábito de beber infusões com suas folhas, hoje em dia este é hábito de toda a grande região gaúcha e se propaga por todo o mundo como costume saudável e maravilhoso ingrediente em qualquer conversa ou relacionamento presencial.
          A erva comercial é preparada de modo a se evitar a fermentação das folhas mediante flambagem das mesmas logo após o colhimento. Um ritual antigo e comum ainda nos dias de hoje é o Carijo, ritual indígena da produção de Erva Mate.
          Estudos tem demonstrado que quando servimos o mate com térmicas de pressão, a força da agua ao revirar a erva provoca mais espumas e é nestas espumas ou no mate a ser sorvido aumento a quantidade destas enzimas beneficiando ainda mais o organismo com nossa seiva. 
          Os três alcalóides principais são a cafeína, a teofilina e a teobromina que se encontram, respectivamente, no café, nas folhas de chá e no cacau. Encontram-se também noutras bebidas, como nas colas e em muitos medicamentos analgésicos, anti-histamínicos, etc.
          Estudos indicam como constituintes da erva mate os seguintes compostos: água, celulose, gomas, dextrina, mucilagem, glicose, pentose, substâncias graxas, resina aromática, legumina, albumina, cafeína, teofilina, cafearina, cafamarina, ácido matetânico, ácido fólico, ácido caféico, ácido virídico, clorofila, colesterina e óleo essencial.
          Nas cinzas encontram-se grandes quantidades de potássio, lítio, ácidos fólico, sulfúrico, carbônico, clorídrico e cítrico, além de magnésio, manganês, ferro, alumínio e traços de arsênico. 
          O Chimarrão é rico em cafeína, teofilina e teobromina são três alcaloides (substâncias encontradas em certas plantas e com uma forte ação no metabolismo e fisiologia do organismo), estreitamente relacionados, encontrados na erva mate e são os compostos mais interessantes sob o ponto de vista terapêutico. 
          Com um correto processamento da erva, obtem-se um produto de propriedades nutritivas e terapêuticas superiores, considerando-se as enzimas nele contidas, porém, as propriedades gustativas do mate são alteradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário