sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

CULTURA DO SUL

 
A cultura da região sul foi influenciada pelos imigrantes que vieram da Europa, na segunda metade do século XIX. Uma herança de espanhóis, negros, portugueses, alemães, italianos, dentre outros.
Por isso, surgiram vários elementos que tornaram a região única e cheia de detalhes na arquitetura, na música, na literatura, nas danças e em suas celebrações.
Por exemplo, na literatura, é possível citar escritores famosos como Alcides Maia, Érico Veríssimo, Luís Fernando Veríssimo, Mario Quintana, do Rio Grande do Sul.
 Já nas músicas, há a presença das folclóricas,  estilos como o xote, a valsa, o vaneirão, dentre outros, que irão variar de acordo com o estado.
 

                                           Danças do Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, as danças típicas receberam influências dos imigrantes e da proximidade com a fronteira do Brasil. As principais são o Vaneirão, a Chula, a Milonga e a Chimarrita.
                                          Vaneirão/vaneirinha/vaneirão
Dependendo do ritmo, é chamada de vaneira (passos moderados), vaneirinha (passos lentos) ou vaneirão (passos rápidos). A dança teve origem em Havana (Cuba), influenciando além do Rio Grande do Sul, o samba do Rio de Janeiro. Os casais dançam com o famoso movimento de dois para lá e dois para cá.
 
                                                              Chula
 
Dança de origem portuguesa realizada por homens, como um desafio, ao som da gaita gaúcha.
Dois ou três homens ficam posicionado nas extremidades de uma lança que é colocada no chão.
Alguns começam a sapatear, realizando vários passos complexos e na vez do outro dançarino, este deve fazer passos mais difíceis dos que foram executados.
O ganhador será aquele que realizar a coreografia mais difícil e bem elaborada, sem encostar na vara.
 
                                                 
                                                                           Milonga
 
Dança famosa no Uruguai e Argentina, que é dançada ao som da viola e outros instrumentos. É uma dança romântica, semelhante ao tango, porém mais lenta.
                                                             Chimarrita
Dança trazida de Portugal para o Brasil, no século XIX. Antigamente, os casais dançavam juntos, como numa valsa, depois começaram a dançar mais separados, em diferentes direções. A mulher é chamada de prenda e o homem de peão.
Outras danças populares do estado são: Chote, Contrapasso, Marcha, Polca, Chamamé, Rancheira, Mazurca, Pezinho, dentre outras.
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário