quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

MINHA HORTA


                    Saiba como começar uma horta


 

Confesso que sempre quis ter uma horta em casa, mas morei metade da minha vida em apartamento. Nesta outra metade, moro numa casa, mas não há muito espaço para plantar.
Por isso, eu me divertia visitando a horta do meu avô, que era o paraíso dos netos, dos passarinhos e dos vizinhos que adoravam pular o muro para roubarem frutas maduras.
Meu avô era um especialista em plantas, mesmo sem ter tido muita chance de estudar.
 E tinha duas hortas: uma nos fundos de casa e outra num sítio pequeno, a uns 100 quilômetros de Porto Alegre. Lá se plantava de tudo: amendoim, laranja do céu, bergamota, aipim, chuchu, batata-cará, temperinhos e outras maravilhas.
Infelizmente, perdi meu avô.Mas continuo com a ideia de ter uma horta, mesmo que num pequeno espaço.
 Por sorte, achei um livro super bacana sobre o assunto produzido pela Embrapa, da coleção 500 Perguntas, 500 Respostas. Chama-se Hortas: 500 Perguntas, 500 Respostas.
A proposta, claro, é muito bacana nesses tempos de sustentabilidade: ensinar a produzir alimentos orgânicos e muito mais saudáveis, prática, inclusive, muito legal de passar para as crianças.
O livro mostra como fazer o planejamento da horta – processo que ajuda a reduzir os gastos com adubos, sementes e água – a preparar o solo, e informa quais insumos e ferramentas são mais indicadas para o manejo. Para os iniciantes, como eu, é uma leitura obrigatória do início ao fim (e bem objetiva, em forma de perguntas e respostas. Para os experts, como era o meu avô, é um bom manual para obter dicas e otimizar a produção (dá dicas para a poda, melhores tipos de adubo, armazenamento da produção e até aborda o preparo de algumas hortaliças.

Para ler (e baixar, é gratis), basta clicar aqui ou visualizar o arquivo abaixo:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário