terça-feira, 17 de setembro de 2013

CAMINHO FARROUPILHA


A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora de 14 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade.
Um povo forjado pela história transformou esse pedaço de solo brasileiro em palco de lutas, crenças e tradições.
A figura do gaúcho se confunde com um cenário único, da imensidão dos campos, águas fartas e muita, muita história para contar.
 Palco principal da Revolução Farroupilha, que por dez anos tingiu de bravura e determinação o horizonte do pampa, hoje empresta sua história para novas conquistas. Conquistas de olhares que se perdem num infinito horizonte, conquistas do tempo e das lendas que caracterizam um povo hospitaleiro e orgulhoso de seu passado, conquista de história, presente em museus, charqueadas e que permanece viva nas Estâncias Gaúchas, onde se perfuma com os cheiros característicos da culinária campeira.
 Conquistas de conversas junto ao fogo de chão, onde a tradição do chimarrão, passando de mão em mão, torna a todos um só povo.
Esse é um pedaço do Rio Grande que abre suas porteiras para bem receber.
Siga o Caminho Farroupilha, pisando em solo pampeiro ou navegando nas águas do grande mar de dentro - a Laguna dos Patos - e descubra um mundo capaz de guiar seu olhar e seu pensamento para além do tempo presente, onde o cenário se transforma em magia, a história revive a cada momento e o sonho se torna realidade no contato com esse povo apaixonado por sua terra.
 Seja bem-vindo. O povo pampeiro te aguarda.

                                              CAMINHO FARROUPILHA
 
Caminho Farroupilha é composto por 13 municípios que se dividem em duas rotas:
Costa Doce (Camaquã, Guaíba, Pelotas, Piratini, Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul) e Pampa Gaúcho (Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel).
 
Confira as dicas e boa viagem:
 
*    Guaíba: saindo de Porto Alegre rumo ao sul do estado, comece o passeio pelo “berço da Revolução Farroupilha”, como é conhecida a cidade de Guaíba (antiga Freguesia de Pedras Brancas). É possível visitar a Casa de Gomes Jardim, por onde partiu a ordem para a invasão de Porto Alegre. Em frente a casa está o Cipreste Farroupilha e a Erma de Gomes Jardim, monumento com o busto em homenagem a este importante personagem;
 
*    Camaquã: visite a Fazenda (Estância) da Figueira, propriedade que serviu como quartel general para os Farrapos e que pertencia a Antônia Joaquina da Silva, irmã de Bento Gonçalves;
 
*    São Lourenço do Sul: aqui se encontra a Fazenda do Sobrado, antiga propriedade de Don’Anna Joaquina, outra das irmãs de Bento Gonçalves. Além ter sido quartel general, abrigou Giuseppe Garibaldi, outro personagem importante da revolução;
 
*    Pelotas: não deixe de visitar o antigo Quartel Legalista – Casa da Banha, onde o futuro Conde de Porto Alegre (General Manuel Marques de Souza) teria se aquartelado e resistido durante alguns dias as investidas dos Farrapos;
 
*  Piratini: na sexta parada do passeio está o Museu Histórico Farroupilha.
Nessa propriedade foi instalado o Ministério da Guerra. Na cidade conheça ainda a Casa de Garibaldi, que serviu como moradia para Giuseppe Garibaldi, assim como para Luigi Rosseti, redator do Jornal Revolucionário O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário