sexta-feira, 16 de agosto de 2013

AS EMBALAGENS DA ERVA MATE


As embalagens

Rótulos, caixas e pacotes

Rótulos da erva mate

Um mesmo engenho de mate poderia ter diversos rótulos, pois exportava a erva para localidades distintas. As importadoras exigiam que a barrica fosse com o rótulo da marca da sua região, isso explica a existência de rótulos de mate feitos no Paraná escritos em espanhol. O rótulo era colocado na tampa da barrica, como havia barricas de diferentes tamanhos o rótulo precisava ser ajustável a fim de que não fosse necessário ter impressões diferentes. Por isso bordas ornamentais concêntricas emolduravam o desenho, como se fossem um rendado. Quando o diâmetro da barrica era pequeno bastava ir recortando as bordas até que o rótulo se ajustasse à tampa da barrica.
Este rótulo mede originalmente 22 cm e é do fabricante Emilio von Linsingen & Cia, da cidade de Rio Negro. Ele apresenta aspectos de linguagens artísticas que tiveram auge entre o final do século 19 e o início do 20.
 

Caixas

Até a primeira metade do século 20 o hábito de tomar chá preto era para poucos, devido ao seu custo. As famílias mais simples resolveram então inovar: pegaram a erva-mate que utilizavam para chimarrão e a tostaram com brasas do fogão à lenha. Os ervateiros observaram a nova forma de consumo que as pessoas criaram e passaram a produzir erva-mate tostada para ser consumida como chá. O chá-mate tostado vinha em caixinhas feitas de madeira, metal ou papel cartão. Algumas do início do século passado eram ricamente ornamentadas.

Pacotes

Na segunda metade do século passado a erva-mate deixou de ser vendida a granel. Os antigos rótulos litográficos que ficavam ao lado da barrica de erva-mate mostrando a marca do produto foram desaparecendo. A erva de chimarrão passou a ser comercializada em pacotes de papel com 500 g a 1 kg do produto. Na década de 80 o Paraná chegou a exportar pacotes de erva-mate para a Síria.

2 comentários:

  1. Olá,

    Adorei o post! Gostaria de saber onde conseguiu as imagens, pois estou a meses procurando a da marca MATEX, chá mate solúvel, que tinha uma índia estilo pin-up.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.Luiz Rosso São João do Polêsine, RS
    Sou proprietário da RADIO WEB PAMPA.com.br
    Uma rádio web,voltada aos costumes e tradições do nosso R G S.
    E ao agronegócio,com noticias da Emater,Farsul, Embrapa,Sebrae e Fetag,100% musicas gauchas 24 Horas
    Venho pedi se seria possível incluir no seu blog o Play da rádioweb pampa?
    Email : radiowebpampa@outlook.com
    Site da rádio: www.radiowebpampa.com.br

    ResponderExcluir