sábado, 27 de julho de 2013

MÚSICA GAÚCHA


 A Fantástica Música Gaúcha
 
borguetti dentro
É muito bom ser gaúcho, ter nascido nessa terra tão rica em solos férteis e belezas naturais, conquistada literalmente, como nos atestam os efeitos históricos, pelas patas de cavalos montados por homens cheios de brios, coragem e patriotismo.
          Muito temos a lamentar pela maneira como foram extintos os Sete Povos das Missões, com destaque para São Miguel, onde vicejava uma população de cerca de 8.000 pessoas, com uma belíssima igreja no centro e as construções anexas visando a educação das crianças e a proteção aos órfãos, viúvas e idosos. Os demais moradores habitavam em casas decentes todas com alpendre na frente defendendo dos rigores do sol e da chuva guasqueada do inverno.
             Esse período missioneiro inspirou nossos poetas com belíssimas poesias que geraram músicas da melhor sonoridade e bom gosto.
             Aliás, um dos maiores orgulhos que me tomam conta por ter nascido nesta terra é a beleza,  qualidade o conteúdo excepcional da nossa música, transmitindo, enquanto diverte, os preciosos valores da nossa cultura.
             Qual povo do mundo que produz tantas músicas regionalistas de chão mesmo e com tanta qualidade que possibilite a instalação de emissoras de rádio que as tocam diariamente por 24 horas? Certamente não encontraremos paralelo em parte alguma.
             Realmente o povo gaúcho se destaca de qualquer outro, marcando indelevelmente, as suas características que tão preciosas são aqueles  que daqui precisam sair, organizam em sua nova querência grandiosas sedes de CTGs, onde continuam a cultivar  os valores da terra natal transmitindo às novas gerações as riquezas culturais que tanto prezam.
             Finalizando, prezado leitor, sugiro que selecione algumas músicas que estão sendo diariamente tocadas  em rádios e que não fique, como eu totalmente tomado pela emoção de estar ouvindo algo extraordinário, belíssimo, que mexe com o âmago do nosso ser, vibrando com a felicidade de ter nascido neste querido chão-rio-grandense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário