quarta-feira, 19 de junho de 2013

VIVA A DEMOCRACIA, É O MEU BRADO



                                     " Verás que um filho teu não foge a luta’





Os últimos dias têm sido marcados por manifestações em todo País. Sou a favor de todas elas. Primeiro por que já estava na hora do povo mostrar seu “brado retumbante” e com braço forte defender a honra da Pátria Amada.
Estão acontecendo as maiores manifestações em 20 anos em todo País! A imagem do cruzeiro não vem resplandecendo muito em nosso País faz muito tempo!

A lista de motivos das contestações se ampliou desde a semana passada, quando manifestantes em São Paulo deram início aos protestos contra o aumento da tarifa e a falta de qualidade do transporte público.

Além das despesas dos governos com o Mundial de 2014, consideradas excessivas, as contestações se voltam também contra a corrupção e exigem mais investimentos em saúde e educação, além de criticar a PEC 37, dispositivo legal que anula o poder de investigação do Ministério Público.

Mas, os protestos não param por aí. Cerca de 7,5 mil manifestantes fecharam a Praça Sete em Belo Horizonte durante um protesto criticando a Copa das Confederações e o valor das passagens do transporte coletivo.
O Gigante Acordou! O povo descobriu a força que tem.

Descobriu o real significado da democracia. Acordou para um país que vem priorizando esporte mais do que a vida humana, acordou e abriu os olhos ao ver que os mensaleiros, apesar de condenados, estão sentados rindo do povo que os elegeu, assim como uma postagem do facebook, onde Fernando Collor de Melo e muitos outros comemoram a memória curta do povo brasileiro por tê-los colocado novamente no poder.
As manifestações estão acontecendo em todo País. Viva a Democracia! É o meu brado!

Temos o poder de votar, de colocar quem queremos no poder e tirar quem prejudica o povo brasileiro. Em São Paulo, por causa do aumento do preço da passagem, milhares foram as ruas protestar, porque quando o Haddad foi se candidatar, a principal propostas dele era que as famílias poderiam andar mais de ônibus, porque as tarifas teriam um preço reduzido. E agora? O povo está demonstrando que não tem a memória tão curta assim.

 “O povo, unido, governa sem partido” é um dos gritos dos manifestantes em São Paulo. O povo decidiu reagir! E tem meu apoio! pagamos impostos, somos trabalhadores honestos e merecemos respeito!

Os manifestantes também deram o ar da graça em Brasília onde dão um abraço simbólico no Congresso Nacional.

Em Belém cerca de 15 mil pessoas participaram de uma manifestação para discutir os problemas enfrentados pela população na capital paraense, impulsionados pela onda de protestos contra o aumento da tarifa do transporte público em outras cidades do Brasil.

Já em Curitiba na terceira manifestação na cidade nas últimas duas semanas, cerca de 10 mil pessoas compareceram ao ato. Num manifesto impresso, a Frente de Luta pelo Transporte de Curitiba, que congrega várias organizações e coletivos, disse que eles lutavam contra a tarifa injusta e a violência da polícia, e reivindicavam o congelamento da tarifa em R$ 2,60.

Em Recife – Integrantes de movimentos estudantis saíram em passeata, no bairro central da Boa Vista. Eles ganharam as ruas depois de terem se reunido na sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), para definir horário e local da manifestação a ser realizada amanhã, quinta-feira.
As manifestações desde que pacíficas, são legais e uma forma de exercer a Democracia, alertando para o fato de as novas eleições já estão bem próximas e o país se tornou um grande campo universitário. O ingresso nas faculdades de grande parte da população alertou muitos para a conscientização do voto!

Em São Paulo, onde tudo começou, cobradores, motoristas de ônibus e taxistas fizeram “buzinasso” em apoio à causa. “Não se trata mais de vinte centavos”, afirmou o aposentado Orlando Lousan, de 57 anos. “É como um desabafo de todo mundo.”

Em Brasília, símbolo da política nacional, milhares de manifestantes marcharam desde o Museu Nacional até a Praça dos Três Poderes.
Querem o fim da corrupção, criticam os gastos bilionários com a construção de estádios para a Copa do Mundo, pedem menos violência e mais paz social, declaram-se contra a PEC 37, reivindicam melhoria da qualidade e tarifas mais baixas no transporte público. Enfim, querem saúde, educação e segurança. E apelam por mudanças na vida pública.

As cenas mostradas no centro do Rio foram surpreendentes. Uma massa humana impressionante. A longa passeata em São Paulo foi outro fato histórico. A lamentar os vândalos que se valem destas manifestações legítimas para destruir o patrimônio público.
As manifestações em cidades como Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre chamaram a atenção do mundo e estão estampadas nos principais sites internacionais de notícias.

 O espanhol El País destaca na manchete que o "descontentamento no Brasil provocou o protesto mais expressivo em décadas".
O Clarín, da Argentina, salienta que as manifestações também têm como causa os altos gastos com a organização de eventos esportivos, além da cobrança por melhorias na educação e na saúde.

No site do jornal francês Le Monde, a manchete traz a foto da manifestação no Rio de Janeiro.
Já a britânica BBC ressalta as manifestações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília,Porto Alegre, mas não deixa de citar que pelo menos dez cidades brasileiras foram tomadas pelos protestos.

Chegou ao ponto de um Estado da Federação ter pessoas internadas e deitadas no chão de um hospital, enquanto se construía ali, um dos estádios mais modernos do mundo! Isso é um absurdo, um descaso! Como diz uma publicação no Face: Os estádios mais modernos do mundo nós temos, agora basta construir um país ao redor deles!

Sou a favor do manifesto. Não há vínculo político, há um grito de um povo que resolveu dizer: BASTA!

E finalmente o Brasil mudou seu status de “deitado eternamente em berço esplendido”, para “verás que um filho teu não foge à luta”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário