segunda-feira, 24 de junho de 2013

ORAÇÃO DO CAVALO

 
                                                            MEU DONO
 
 
Dá-me, freqüentemente, de comer e beber,                  
e, quando tenhas terminado de trabalhar-me,
dá-me uma cama na qual eu possa descansar comodamente
 
Examina todos os dias os meus pés e
limpa minha pele
.

Fala-me;
tua voz é sempre mais eficaz e
mais conveniente para mim,
que o chicote, que as rédeas e que as esporas;
 
Acaricia-me freqüentemente,
para que eu possa compreender-te, querer-te
e servir-te da melhor maneira e
de acordo com os teus desejos;

 Não me batas violentamente e
 nem dê golpes violentos nas rédeas, pois,
se não obedeço como queres,
é porque ou não te compreendo ou
porque estou mal encilhado,
com o freio mal colocado,
com alguma coisa em meus pés ou
no meu ombro que causam dor;

Se eu me assustar, não deves bater-me

sem saberes a causa disso,
pois bem pode ser o defeito de minha vista ou
um proverbial aviso para ti;


Não me obrigues a andar muito depressa em
subidas, descidas,
  estradas empedradas ou escorregadias;

Não permaneças montado sem necessidade,
pois prefiro marchar,
do que ficar parado com
uma sobrecarga sobre o dorso;

Quando cair, tenha paciência comigo e

ajuda-me a levatar,pois faço quanto posso para não cair e
 não causar-te desgosto algum;

Se tropeçar, não deves por a culpa

para cima de mim,
aumentando minha dor e
a impressão de perigo com tuas chicotadas;
Isso só servirá para aumentar meu
medo e minha má vontade;

Enfim, meu dono,

quando a velhice chegar
e me tornar inútil,
não esqueças os serviços que te prestei,
obrigando-me a morrer de dor
e privações sobe o julgo de um dono cruel
ou nos varais de uma carroça;
Se não puderes manter-me,
ou mandar-me para o campo,
mata-me com tuas próprias mãos,
sem me fazeres sofrer;

Eis tudo o que eu te peço,

em nome daquele
que quis nascer numa baia,
minha morada
e não num palácio,
tua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário