segunda-feira, 27 de maio de 2013

TURISMO NO SUL

                                                            PICO DO MONTE NEGRO

Está a 1403 metros de altitude, na borda do cânion de mesmo nome, localizado no 2º Distrito a 45 km da sede de Ausentes, com acesso pela estrada Municipal Silveira. O caminho é de chão, mas chega-se de carro ao estacionamento na base pico do Monte Negro, terminando o percurso a pé, sem dificuldades, junto a borda da Escarpa da Serra Geral e muito próximo da divisa com o estado de Santa Catarina e dá o nome ao Cânion nas suas proximidades (grande falha geológica, intensamente erodida/escavada pela drenagem copiosa).
2
O horário ideal para se visitar o cânion do Monte Negro é pela manhã, para evitar o fenômeno chamado "viração", devido à diferença de pressão entre o litoral e os campos de cima da serra, uma camada espessa de nuvens emerge, cobrindo o cânion e impedindo a visibilidade. O cume do RS, ao contrário das demais elevações culminantes de SC ou dos Aparados da Serra (RS/SC), não é de Campos Sulinos, não é medida oficial, mas também aparece como estimativa na carta do IBGE, Folha Silveiras, 1406m e há inclusive gente que coloca em 1410 m sem todavia ter nenhum fundamento. Em síntese, a altitude correta ainda é dúvida, mas com o valor mais próximo deve ser o de 1398 m, que deve ser alguma medida, embora não se sabe a fonte.
6
Do Pico do Monte Negro tem-se visão que chega até a Serra do Rio do Rastro em SC ( Morro da Ronda com 1507 m )e dele avista-se diversos cânions com vegetação dos campos entremeados com matas com Araucárias,sendo a vegetação campestre dominante, principalmente em relevos mais planos, alem de rios e cascatas sombreadas pelo corpo esquio das araucárias, habitado por pumas, pica-paus e curicacas. Despida pelas luzes e sombras de sua geografia.
1
A altitude conhecida é a estimativa do SGE/IBGE, carta Silveira, 1976 ( ou seja, muito tempo e há a necessaidade de se colocar a cota de 1398m, precisa da fonte e grau de precisão) quando da confecção das cartas topográficas básicas de 1:50.000 e 1:25.000, feitas na década de 1970 e 1980, com altitude estimada de 1406 m. Entretanto, esse valor não pode ser o oficial, necessitando de medida de precisão.
3
O morro, ao contrário da maiores elevações tanto do RS como do estado vizinho de SC, pertencentes também a borda oriental da Serra Geral (grande escarpa de idade Mesozóica com cerca de 130 milhões de anos) está coberto pelos remanescentes da Floresta com Araucárias (Mata dos Pinhais), Alto-Montana e não com gramíneas como nas áreas mais elevadas da Escarpa Mesozóica-Planalto Sul Brasileiro (Serra Geral), cobertas pela vegetação gramíneo-lenhosa Campos Sulinos, ou como são chamados no Rio Grande do Sul, de Campos de Cima da Serra.
4
O termo simplesmente Campos, oriunda das culturas do tronco Tupi deve ser sempre levado em conta, embora a vegetação brasileira se for padronizada em termos mundiais o termo seria entre estepe-savana, mas esses termos, de ampla definição, genérica demais, são inadequados pois o clima é distinto, savanas se aplicam mais ao Cerrado e estepe tem uma conotação de clima, totalmente diferenciada do que ocorre no Sul do Brasil, logo o termo Campos, e´o correto, pois é dessa forma que o sul do Brasil se refere a essa fisionomia (no PR, Campos Gerais alem de Campos simplesmente). Também se diferencia pela pequena extensão e pela área da elevação, em torno de uma centena de metros acima dos campos naturais.

Não se comenta do segundo, terceiro, quarto... pontos mais elevados, mas eles são visíveis desde o Morro Pico do Monte Negro.

Visite-o e confirme.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário