segunda-feira, 27 de maio de 2013

MATAMBRE ( MATA HAMBRE )

A tempo  não passava uma receita por aqui, e agora tendo a oportunidade de participar de um almoço de confraternização, vejam o que se apresentou para o almoço, MATAMBRE enrolado com batatas no forno, Tchê, uma coisa posso  afirmar,  o cozinheiro era de mão cheia. Seu NICO ,pessoa de prosa mansa e gentil ao comentar sobre suas peripécias na cozinha,e me passou esta delicia .Bem vamos ao crime. La vai  


MATAMBRE -
                                O matambre tem seu nome originado do espanhol, mata hambre, que quer dizer mata a fome.Quando um bovino é abatido a primeira peça de carne que se retira é a manta que envolve a costela e que pode ser preparada na grela ou no espeto cortada em tiras ou ainda recheado e enrolado.
                          

                               MATAMBRE ENROLADO COM BATATA ao FORNO

 
 
 
 
INGREDIENTES:

1 peça de matambre
3 dentes de alho picados
1 xícara de vinho branco
sal
pimenta-do-reino
Tempero verde picado
cebolinha picada
3 batatas cortadas em palitos
¼ de xícara de azeite


MODO DE PREPARO

Tempere o matambre o com o sal, o alho, a pimenta e o vinho e deixe descansar por 2 horas. À parte tempere as batatas com sal, pimenta, salsinha e cebolinha e reserve. Passe o matambre para uma assadeira, com a gordura para baixo, coloque as batatas sobre a carne e enrole, amarre firme com um barbante, passe 2 camadas de papel alumínio e leve para assar em forno médio (180° C) por cerca de 2 horas. Passado esse tempo retire o alumínio e deixe no forno até dourar, cerca de 20 minutos, retire o barbante de espere cerca de 15 minutos antes de fatiar a carne.

Obs:

 DICA DO SEU NICO , ESSA RECEITA PODE SER PREPARADA NA CHURRASQUEIRA, NESSE CASO COLOQUE 3 CAMADAS DE ALUMÍNIO E MANTENHA OS MESMOS TEMPOS DE PREPARO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário