quarta-feira, 19 de setembro de 2012

FLOR DO CARDO

Revendo  fotos,achei estas da FLOR DO CARDO ( CYNARA CARDUNCULO),tiradas no Uruguai, é uma especie enteressante, não muito comum no Rio Grande do Sul , mas bastante vista na divisa com o Uruguai. 
A Flor do cardo pertence à família das Asteraceae e cresce em locais rochosos,em terrenos barrentos, podendo ser encontrado na forma selvagem.
Seu caule é lanoso e varia entre 20–100 cm; as folhas são verdes por fora e brancas na parte inferior, podendo ter dimensões até 50x35 cm; a flor é em forma de globo com a coroa violeta.
A utilização da flor do cardo A Flor do Cardo é  usada para a coagulação do leite.
 A produção de queijo faz-se durante todo o ano, por isso os queijeiros têm de armazenar o cardo.  Tradicionalmente, seca-se a flor à sombra e produz-se depois um extracto aquoso que se adiciona ao leite. A parte da planta responsável pela coagulação é a flor, de forma tubular e cor violácea, que contém grande concentração da substância coagulante, a enzima cinarase.
Coagulação: é a parte mais importante no fabrico do queijo e só termina quando se chega à “coalhada”, ou seja, quando o leite solidifica de forma resistente. Este processo demora mais ou menos 60 minutos, devido à acção do cardo e a partir deste ponto está pronto a ser trabalhado.


Achei enteressante dividir com vcs, para que conheçam.

                                                                Em seu estado natural. 
 
    Com flores viçosas 

                                                                      Alguns botões
                                         
                                                                       Com seus hóspedes                     

Hóspede

                                                                Juarez A. Martinez

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário