sábado, 1 de setembro de 2018

FINAL PALETEADA EXPOINTER 2018

                  Pódio formado na Final Nacional de Paleteada







Expectativa até o último boi e debaixo de muita chuva. Parece que o cenário se repete quando o assunto é Paleteada, principalmente na Final Nacional da modalidade, no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. Foi assim que as 63 duplas participantes fecharam o ciclo 2018, nos dias 30 e 31 de agosto, consagrando Pablo Rodrigues, montando Neruda do Boeiro, e Mauricio Costa, montando PP Presente da Renascer, como campeões. 
Para formar um time de 70 duplas classificadas à grande final, 2620 animais disputaram 49 credenciadoras e 3 classificatórias (Alegrete, Bagé e Osório) - 60 no Rio Grande do Sul, cinco de outros estados do Brasil, duas do Uruguai, o campeão da modalidade do ciclo 2017 e, por fim, campeão e vice da Força B. 
Com um número crescente de adeptos, a Paleteada foi vista como alvo de muita evolução pelos jurados Júlio César Hax e Thiago Persici, que além de já terem marcado presença no julgamento nos anos de 2014 e 2015, ainda têm a experiência do lado de dentro das pistas, como competidores da corrida do boi. “Foi uma grande inovação ter incluído a retomada. Eram dois bois, agora são quatro. E realmente a retomada é um grande diferencial. A evolução é muito rápida de um ano para o outro, e eu acho que vamos ter algumas modificações para dificultar um pouco mais", opinou Persici. 
O crescimento da prova foi atestada também por Júlio César Hax. “Eu acredito que evoluiu muito. Hoje o grau de exigência da prova está muito grande e com o passar do tempo os competidores foram se adequando com um novo sistema e a prova foi hoje, na final, que a maioria conseguiu paletear com retomada e bem”, finalizou Hax. 
Ainda em pista, presenças que chamaram a atenção: Luiz Alberto Martins Bastos, que nos dias anteriores julgava a categoria machos da Morfologia da Expointer; Gabriel Marty, ginete de Colibri Matrero, que correu o Freio de Ouro - recebendo o Freio de Bronze 2018 - além dos ginetes que subiram no lugar mais alto do pódio. 
A dupla campeã formada por Pablo Rodrigues e Mauricio Costa, que montaram Neruda do Boeiro e PP Presente da Renascer, respectivamente, formou-se poucos dias antes da Final Nacional. Originalmente participaria da prova a dupla formada por Pablo Rodrigues e George Arthur Larré, que precisou desistir da disputa por problemas de saúde. 
Com um 1º lugar na Final Nacional de Paleteada de 2016 na bagagem, Mauricio Costa foi o nome escolhido para completar a dupla. “Graças a Deus eu tava tendo a honra de correr ao lado de um campeão nacional e tivemos a sorte de a gente se acertar e o improviso deu certo”, finalizou Pablo Rodrigues. 
Para Mauricio Costa, a amizade pesou a favor do convite recebido. “Aceitei porque são grandes amigos meus e não tem como dizer ‘não’ a grandes amigos. Sabendo que estavam passando por dificuldades por motivo de saúde, não teria como deixar de fora o grande sonho deles”, comentou Mauricio. 
Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o circuito de Paleteada conta com o patrocínio de Banrisul, Supra, Vetnil, Nissan e Biscoitos Zezé. O evento teve ainda a supervisão técnica de Felipe Caccia Maciel, técnico credenciado à ABCCC.

Confira o resultado:

1º lugar
Pablo Rodrigues montando Neruda do Boeiro e Mauricio Costa montando PP Presente da Renascer
2º Lugar
Francisco Martins Bastos Sobrinho montando Abagualada do Barulho e Carlos Félix montando La Passion Estrela
3º Lugar
Felipe Weber montando Milonga do Ouriço e Pedro Carvalho montando Faceiro do Ouriço
Selo de Raça
Kaká da Tradição
 Melhor Égua de Paleteada
Milonga do Ouriço

Nenhum comentário:

Postar um comentário