terça-feira, 22 de novembro de 2016

DOZE COISAS QUE SÓ QUEM É GAÚCHO VAI ENTENDER.





 

  



COISAS DOS SUL.

Qual a diferença entre um pão cervejinha e um cacetinho? Sabe identificar o que é um xis e o que é um xixo?  Como qualquer estado, o Rio Grande do Sul tem lá suas peculiaridades – e que vão muito além do chimarrão e do churrasco. Por isso, listamos abaixo doze coisas que só quem é gaúcho vai entender:
 
1. Xis
 

 
O que era cheeseburguer virou xis, que virou esse lanche típico do sul. A versão mais popular traz coração ou filé-mignon entre duas fatias de pão de hambúrguer maior que o convencional.
 
2. Xixo
 


 Esqueça o tradicional espetinho: aqui ele não tem nada de diminutivo. Alcatra, bacon, filé-mignon, lombo, salsichão e até mesmo legumes e cebola são cortados em cubos e entremeados no espeto do clássico xixo, que é grelhado sobre o fogo. 
 
3. Cuca
 

 
Provavelmente quem cresceu em família alemã conhece bem este doce. A cuca consiste em uma massa coberta por farofa crocante, feita basicamente de farinha, manteiga e açúcar. Pode levar ainda diversos recheios e coberturas, como uva, abacaxi com leite condensado e até mesmo uma versão romeu e julieta.
 
4. À lá minuta
 

 
É o clássico prato feito dos pampas, um hit dos restaurantes na hora do almoço. Tem basicamente bife de carne ou de frango, arroz, ovo, batata frita e salada. 
 
5. Negrinho 
 
 

Negrinho. É assim que chamam o brasileiríssimo brigadeiro nos pampas. A versão branca do doce é conhecida por... branquinho, oras!
 
6. Pão cacetinho
  
 
De sal, média, careca... Assim como em outros lugares, no Rio Grande do Sul o pãozinho francês leva esse nome diferente (e um tanto curioso).
 
7. Pão cervejinha
 














Tem esse nome por levar a bebida entre seus ingredientes, o que resulta em uma massa mais leve. Muito gaúcho também fala "pão bundinha", por causa do formato em duas bandas.

8. Sagu com creme



Seja em Porto Alegre ou na Serra Gaúcha, qualquer restaurante que se preze tem sagu com creme entre as sugestões de sobremesa. Trata-se da clássica receita de sagu ao vinho acrescida de creme de baunilha. Uma delícia!
   
9. Schmier
 













Gaúcho que é gaúcho não passa geleia no pão, e sim schimier (ou chimia, na versão aportuguesada). Pode parecer a mesma coisa, só que este é mais consistente, geralmente preparado com o suco da fruta junto do bagaço e da casca.
  
10. Torta de sorvete
 

 














Essa maravilha aí da foto foi inventada nos anos 80 por uma loja de mesmo nome em Porto Alegre e até hojé é reproduzida pelos quatro cantos da cidade. A versão mais comum é feita com sorvete de baunilha e coberta por merengues envoltos em chocolate. 
 
11. Bauru
 












O nome é familiar, certo? Mas diferentemente do bauru paulista, feito de presunto, queijo e tomate no pão francês, este traz contrafilé ou peito de frango, queijo, alface e tomate - tudo dentro do pão cervejinha (ver item 7).
 
12. Mu-mu
 

 












Eis um caso de marca que virou sinônimo de produto. No caso, de doce de leite de colher.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário