sexta-feira, 6 de junho de 2014

LIDA CAMPEIRA

 LIDA CAMPEIRA  GAÚCHA
 
As imagens  retratam a yerra  (lê-se "jerra") ou marcação, uma prática de pecuária muito comum, sobretudo no âmbito da cultura gaúcha (ou seja, do Rio Grande do Sul, da Argentina e do Uruguai).
Não é crueldade. É necessário. 
Gato é gato, vaca é vaca... Animais de estimação não devem ser confundidos com rebanhos inteiros que servem pra nos alimentar.
"As pressões dos vizinhos criaram no gaúcho o espírito de disciplina, o respeito à autoridade e fizeram dos corajosos peões verdadeiros soldados.

Os fazendeiros fundaram seu prestígio na ocupação das planícies e no valor militar demonstrado nas coxilhas. E as estâncias tiveram uma função civilizadora, na formação da alma gaúcha, com a criação de uma legenda guerreira e um profundo amor às tradições que persiste até nossos dias.
A lida do campo é dura, mas é nela que muitas virtudes viris são cultivadas, muitas das quais fazem falta em nossa sociedade emasculada.
A verdadeira contra-revolução e recristianização de nossa sociedade passa pela formação de autênticos GAÙCHOS, e a lida campeira é uma escola de formação de bons Gaúcho e homens que cultivão a tradição.
 Amochar, carnear, casquear, esquilar, capar, marcar, laçar, tocar o gado etc, ensinam muito ao homem.
 
 
 



                                    
                                   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário