segunda-feira, 22 de julho de 2013

LAGOA DOS BARROS


                                  Lendas e Mitos da Lagoa dos Barros


Além das riquezas naturais a Lagoa dos Barros é rica em histórias e lendas contadas por moradores da região que se mantém vivas até hoje graças ao imaginário popular. Encantada, mal assombrada, são alguns dos adjetivos usados para definir o mistério que envolve a Lagoa dos Barros.
 
Quem nunca escutou comentários de que nas profundezas da Lagoa vivia um monstro; ou de ninfas deslizando pela lagoa montadas em corcéis brancos carregados pelos ventos; ou ainda de que em períodos de seca é possível ver ao longe o topo de prédios mais altos e, em algumas ocasiões, ouvir o sino da Igreja tocando de uma possível cidade submersa construída no centro da lagoa. Não se tem qualquer notícia da existência de uma cidade do gênero nas proximidades, quanto mais em meio às águas.
Mas, entre todas as lendas envolvendo a Lagoa dos Barros com certeza a mais difundida e também macabra nasceu de um fato verídico. O famoso assassinato que movimentou Porto Alegre em 1940, quando o noivo da jovem Maria Luiza matou-a e jogou seu corpo na lagoa amarrado a uma pedra. 
 
Moradores dizem que já encontraram uma mulher de branco à noite perto da lagoa. Quando foram em sua direção, um vento fortíssimo começou a sacudir as árvores chegando a arrancar pedaços do solo. De repente, a figura sumiu sem deixar vestígio. Outra história sobre a mulher de branco surgiu em 1958, quando dois caminhoneiros a viram andando na beira da estrada que margeava a Lagoa dos Barros, à noite. Estranhando encontrar uma mulher sozinha àquela hora eles pararam para investigar, mas a figura desapareceu.
 
 A história sobre a visão da mulher de branco que perambula pela lagoa a procura do seu noivo-assassino continuam se repetindo até hoje,às vezes assistando muitas pessoas. 
A Lagoa dos Barros também tem histórias sobre um barco todo iluminado, que surge do nada nas noites mais escuras, e, da estranha aparição de dois misteriosos padres em suas margens. Essas lendas são bastante conhecidas pelos habitantes da região e visitantes mais assíduos. Independente de verdade ou mero causo estas histórias aumentam a curiosidade das pessoas e dão um toque de magia a Lagoa que é um dos lugares mais interessantes do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário