segunda-feira, 20 de maio de 2013

INICIATIVA SUSTENTÁVEL

                                     UMA INICIATIVA  SUSTENTÁVEL.

 Parceria reaproveita lodo de esgoto tratado para adubação em Gramado


 
Uma iniciativa sustentável está ajudando no embelezamento de um dos principais cartões postais do Rio Grande do Sul. A parceria da Corsan com o município de Gramado está reutilizando o lodo das estações de tratamento de esgoto como adubo para os canteiros de jardins e praças da cidade.
O composto orgânico oferece os nutrientes necessários para as plantas. A medida trouxe redução de custos para o município e também para a Companhia.
- Isto está representando um ganho para ambos. Em torno de 40% das despesas se reduzem para a Corsan no sentido de transporte e disposição desse lodo. E o município gasta 30% menos nas compras de fertilizantes - afirma.
Os experimentos iniciais tiveram um resultado acima do esperado pelos técnicos. Essa medida pode ser ampliada, futuramente, para outros municípios gaúchos.
- Temos uma possibilidade de fazer uma disposição correra e sustentável deste lodo. É uma experiência que já está atraindo a atenção de outros municípios que querem fazer este tipo de convênio. E o resíduo que ia para aterro sanitário passa a ser utilizado para o embelezamento da cidade - salienta.
A iniciativa foi agraciada com o Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler, cujo o objetivo é reconhecer o trabalho de gestão de soluções na recuperação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário