quarta-feira, 29 de maio de 2013

COLA ATADA


                                           Cola Atada

                       Hoje a lida é de cola atada,orgulho do gaúcho quando sai a cavalo.


É um costume antigo, flor de campeiro do gaúcho.
Sair de cacho atado é um orgulho pro domador ou ginete lá de fora!
Muito embora já tenha sofrido restrições ao apresentar em Credenciadora, ou até mesmo ouvindo críticas naquele Curso de Jurados da ABCCC do qual participei.



Dizem os adeptos do Freio de Ouro, quando bitolados, fazendo a ressalva de que não me refiro a todos aqueles que apreciam esta prova, que o ginete ata a cola por receio de "reações", pra não ficar parecendo um "ventilador", quando na verdade o mau uso excessivo da espora é que as causam.

Mas bueno, é difícil enxergarem um ginete de Marcha de Resistência que se preze, que se enforquilhe sem antes atar a cola da montaria.
Atar a cola é sinal de capricho.


Quebrar o cacho é uma demonstração da doma daquele animal, ainda mais porque acaba por visualmente valorizar a anca daquele.
Dos modos de se atar a cola, alguns têm significado, outros são bem difíceis de serem realizados, pois são quase uma trança. Mas é certeza que aquele nó bem atado, não se desmancha, segue preso até se pelar as garras.
Charlando com uns castelhanos sobre atar a cola dos cavalos, meio sem querer acabei por desvendar um certo tabu. Aquela conversa de que cavalo solto com a cola atada não mija.

 
Na realidade o que os uruguaios fazem, por capricho, é ensinarem seus cavalos a mijarem depois do treino, após serem desencilhados e terem suas colas desatadas, mas para que não sujem as cocheiras com urina. Depois de uma larga troteada é normal que o cavalo se alivie, e o que eles fazem é doutrinarem seus pingos a isto, mijarem antes de entrarem nas cocheiras. É sinal de limpeza, saúde e condicionamento.


No más, se ata a cola é com cuspe, com ela própria e tão somente, não elástico ou borracha! Ainda mais porque apertando demais poderia diminuir a circulação do sabugo da cola.
Abaixo seguem alguns tipos de nó de cola dos cavalos campeiros:
.


1   - Bailado
2   - Nego Véio
3   - De Capataz
4   - De Passeio em Carrera
5   - Corneta
6   - Moço Bonito ou Três Galho
7   - De Segurança
8   - Uruguaio
9   - De Segurança
10 - Nó Ligeiro
11 - De Dois Galho
12 - Cola Desatada

Um comentário:

  1. Tchê de um blogueiro pra outro, vô te pedir, numa boa, por favor, inclui a fonte desta postagem. Tu sabe bem o trabalho que dá escrever algo original, e o tempo que se perde pra se fazer algo de fundamento ser reconhecido.
    Cordialmente
    Alexandre Valente Selistre - blog Hay que Tener Aguante

    ResponderExcluir