terça-feira, 22 de janeiro de 2013

TURISMO RURAL EM PORTO ALEGRE

                                       Roteiro Caminhos Rurais em Porto Alegre.



O roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre lembra a serra gaúcha, mas as propriedades rurais ficam na Zona Sul de Porto Alegre. Paisagens do campo em plena Capital. Durante o trajeto, a menos de 30 minutos do centro de Porto Alegre, aos poucos o asfalto é substituído pelas estradas de terra. Ao redor surgem campos ocupados por cavalos e vacas. Nas casas à beira da estrada aparecem anúncios de vinho colonial e mel puro.Entre os locais incluídos, sítios com plantação de uvas, que produzem vinhos artesanais; pesqueiros para prática da pesca esportiva; pousadas em que os quartos são baias adaptadas, trilhas ecológicas para passeios a cavalo; sítios manejados de forma ecologicamente correta, comida caseira, carnes exóticas e verduras cultivadas pelos proprietários. Pomares de ameixas, pêssegos e parreirais produzem 1,6 mil toneladas de frutas por safra. O mel e a floricultura são famosos, assim como as curiosas criações de ovelhas, búfalos e cavalos. Para visitar a zona rural de Porto Alegre é necessário ligar para os proprietários e marcar hora. À exceção dos restaurantes, os integrantes do roteiro não possuem estrutura para funcionamento em tempo integral, uma vez que o turismo não é a principal atividade.
Três paisagens são marcantes na geografia de Porto Alegre: a da planície – onde se concentra a efervescência urbana, cultural de comércio, serviços e eventos, a do Lago Guaíba – com sua arejada orla fluvial de 72 km, e a formada por uma cadeia de 40 morros, que faz um recorte ondulado no horizonte em direção ao Sul.
Do topo desses morros pode-se descansar os olhos nas águas calmas do lago e ter as mais belas vistas panorâmicas da cidade. É em meio a essa paisagem da zona Sul e seu clima de montanha, que estão os Caminhos Rurais de Porto Alegre – um rico patrimônio ambiental e cultural do município.
Com 41 atrativos, os Caminhos Rurais ampliam as opções de lazer na Zona Sul em bairros onde a história está nos costumes, na arquitetura, nas ruas, nas figueiras seculares das praças, nas festas populares que comemoram as colheitas, nos produtos coloniais, no artesanato, nas cantinas e restaurantes. Esta região das estâncias do século XIX é hoje ocupada por pequenas propriedades de expressiva agricultura familiar e de frutas por safra. O mel e a floricultura são famosos, assim como a pesca e as curiosas criações de ovelhas, búfalos e cavalos.
Os Caminhos Rurais são uma ótima experiência de resgate das origens e de uma vivência de turismo sustentável. Tudo a poucos minutos do coração da cidade.
Alguns exemplos do que vamos encontar neste Turismo Rural ou Passeio.
 
                                                                           La Pipa Nostra
                                                           Av. Belém Velho, 2685Vila Nova
                                                                   Telefone: (51) 3246-0659

 
La Pipa Nostra
 
VIinicola   Bordignon
   Estrada das Capoeiras, 1569 - Belém Velho
Telefone: (51) 3315-0094
Vinícola Bordignon
 
Pousada Haras Cambará
Turismo Rural Sustentável e Eventos-Estrada da Extrema,nº 500 Lami
Telefone: 051 3258-1086
Celular: 051 9955-6065
Cambará Lazer e Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário