quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MINHA SANTANA DO LIVRAMENTO

         Santana do Livramento,cidade onde nasci , completa 189 anos.

 

Tenho maior orgulho de ser Santanense, algumas cidades nascem com uma função determinada e devem cumpri-la. No caso de Sant'Ana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai, proteger os limites dos respectivos países foi sempre a vocação.
Fundada em 30 de julho de 1823, após a licença do Vigário Geral para a construção de uma capela denominada de Nossa Senhora do Livramento, a cidade brasileira completa  189 anos. Em 7 de maio de 1862, no governo de Bernardo Prudencio Berro, surgiu a lei que criou o Pueblo de Ceballo, hoje a vizinha Rivera.
A admirável camaradagem entre santanenses e riverenses, sem sangue ou fogo, resume a atual convivência do afável povo fronteiriço. Livramento e Rivera, unidas por uma rua que é a fronteira entre os dois países, vivem juntas como irmãs numa mesma casa. A linha divisória foi desenhada caprichosamente pela queda das águas rebeldes da chuva. No centro, por exemplo, ela desce suavemente pelo Morro do Registro, desliza pela Praça dos Cachorros e dá uma inesperada guinada, para dividir fraternalmente a Praça Internacional e seu obelisco.
Ao longo da Praça dos Cachorros, bustos de duas histórias fazem uma superposição de épocas: Lavalleja, Artigas, Barão do Rio Branco, Bernardo Irigoyen, Saldanha da Gama, Flores da Cunha. A cidade-símbolo da integração com nossos vizinhos do Mercosul celebra  mais um aniversário.

                                                 Veja imagens antigas de Livramento:

Ônibus dos anos 1930 diante do futuro Parque Internacional. Foto: Acervo Museu David Canabarro
 
 
Um café dos anos 1930. Foto: arquivo pessoal
 
 
Arco comemorativo aos 130 anos da cidade, no Centro. 

Um comentário:

  1. Que bom poder conhecer detalhes da historia desta bela cidade.
    Roberto Alonso Jr.

    ResponderExcluir