quinta-feira, 1 de agosto de 2013

EXPRESSÃO REGIONAL


                     Expressão regional, linguajar gaúcho

Salvo alguns gaúchos da cidade, no mas seu linguajar é do homem simples do campo. Xucro e grosso na maneira de ser devido a dura lida de campo e com os animais, por outro lado o gaúcho e geralmente educado, trabalhador e amigo.
 Palavras regionais são muito utilizadas bem como palavras oriundas de países visinhos como argentina e demais visinhos. Buenas, Gracias, hermano, guapa, … são algumas dessas palavras.
No DNA do gaúcho estão inseridas dentre tantas expressões duas que são muito conhecidas: Tchê e Bah
Todos os gaúchos falam estas palavras como se estivesse respirando, nem se dão conta disso.
*Bah Tchê, ou somente bah… Seria uma expressão de susto ou de surpresa, mas pode expressar vários outros sentidos como de alegria. Tchê também usado em certas situações como ponto de exclamação (!) e ate de interrogação (?).
Che na verdade é uma palavra indígena que significa (povo/ gente), isto na língua Mapuche. Che é a forma argentina para chamar rapaz, guri. Na revolução Cubana Ernesto Guevara utilizava muito essa palavra para chamar os combatentes cubanos. Essa palavra desconhecida para aquele povo cubano era motivo de risos e foi o que deu o apelido ao combatente argentino de “El Che” ou “Che Guevara”.
A escrita desta palavra no Rio Grande do Sul foi regionalizada como toda a cultura que migra de uma fronteira para outra. Nessa regionalização o Che ganhou o “T” na frente da palavra, passando a ser expressada como “tchê”. A origem do “T” antes da palavra não é difícil de explicar, levando em consideração que foneticamente a palavra ganha naturalmente o som de “tche” porem na escrita não era necessário o uso do “t”, mesmo assim por erro de escrita de dissipou o uso do “t” ficando a palavra descaracterizada da origem, e caracterizada ao sul rio grandense e por conseqüência pro resto do país. Essa regionalização caracterizada é o que chamamos de “tradição”. Hoje ainda se ve a escrita e o uso nas duas formas seja Thê ou Chê.
O Gaúcho também tem um vocabulário próprio, utilizando-se de palavras que algumas pessoas nem sempre conseguem compreender. Um vocabulário carregado com o regionalismo e muito interressante.
 
Observem essas Frases:
* O firmamento se alobunou pro aguaceiro! O mesmo que, o céu esta escuro para chuva
* Está com as melenas tordilhas! O mesmo que, estar com os cabelos brancos
* Pelear sobre as coxilhas! O mesmo que, lutar em áreas com ondulações, relevos com pastagens onde se desenvolve atividades pastoril.
* Um naquinho de nada! O mesmo que, um pouquinho de nada
* Abichornado como piá sem um pingo! O mesmo que, triste/aborrecido como menino sem um cavalo.


NOTA:
Porem já observamos que existem palavras contraditórias, ou melhor dizendo, palavras que tem significados diferentes de local para local.
Dois exemplos nos chamaram a atenção.
Bagual – Para alguns tem apenas o sentido de cavalo inteiro, ou seja, cavalo não castrado. Para outros bagual tem apenas sentido que cavalo em inicio de doma seja ele castrado ou não.
Gaudério – Outra palavra que chama a atenção e é ate bem conhecida porem bem contraditória uma vez que pra alguns tem um termo pejorativo, significando sujeito sem ocupação, vagabundo. Já numa segunda interpretação da palavra não há sentido pejorativo, porem mesmo assim alguns gaúchos não gostam de serem chamados por essa palavra que teria o sentido de “sujeito sem poso certo, sem rumo certo”. E na terceira interpretação da palavra alem de não ser pejorativo chega a ser orgulho para quem é chamado de gaudério, sendo assim sinônimo da palavra gaúcho.
Assim é a cultura gaúcha, rica Tche… ou Che!
Para quem tem interesse, pesquisar é o melhor caminho para entender e desatar certos nós, certas questões. Mas como sempre digo, estejas preparado porque discutir sobre qualquer tema gaúcho pode ser desgastante e pode ser uma peleia interminável, comparado a discutir religião, futebol e política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário